Blog

Confira aqui as últimas notícias

Vale a pena comprar um imóvel usando consórcio?

Post with Slider

Com a pandemia e a necessidade de isolamento que ela trouxe, os lares ganharam uma importância ainda maior para as famílias. Entre 2020 e 2021 muitas pessoas trocaram de residência ou buscaram comprar o primeiro imóvel. E quem se encontrou nessa situação deve ter se perguntado: consórcio vale a pena?

Adquirir um bem com uma carta de crédito é uma forma segura e flexível de realizar o seu sonho, seja uma casa própria ou um automóvel.

Muitas pessoas desistem de fazer um consórcio por não entenderem como funciona. Por isso, criamos um artigo que vai esclarecer as principais dúvidas que você tem sobre o tema. Boa leitura!

O que é e como funciona o consórcio?

Imagine que você quer comprar um apartamento de R$300 mil. Assim como você muitas outras pessoas querem imóveis com valor semelhante. Mas para juntar esse valor sozinho e comprar o imóvel à vista esse sonho poderia ser inviável.

O consórcio surgiu como uma possibilidade de agilizar a realização do seu sonho. Essa modalidade é a união de pessoas que formam uma poupança comum, destinada à aquisição de bens móveis e imóveis, por meio de um autofinanciamento. Após a assinatura de um contrato, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, com uma parcela destinada à formação de um fundo coletivo.

Mensalmente a administradora sorteia parte do fundo para um ou mais participantes comprarem o item. Nestas ocasiões, integrantes podem dar lances e, caso vencedores, são também contemplados.

Quais os principais tipos de consórcio?

Os consórcios de veículos são os mais populares e respondem por 83% dos quase 8 milhões de contratos existentes do país. Esse grupo inclui automóveis de passeio, veículos comerciais, máquinas agrícolas, motos e outros.

Os consórcios de imóveis vêm logo em seguida, com mais de 1 milhão de consórcios. Depois vêm os de serviços, com 183 mil, e os de eletroeletrônicos, com 128 mil.

Quais as vantagens do consórcio?

Uma das principais vantagens dos consórcios é não exigir entrada. Em outras palavras, não é preciso aportar um investimento inicial, como ocorre nos financiamentos de veículos e imóveis.

O valor do bem é integralmente diluído nas parcelas. Também não há necessidade de apresentar garantias até a contemplação, então o processo de adesão é mais simples.

Quanto custa um consórcio?

O valor da parcela de um consórcio varia conforme o valor do bem. Além das parcelas há ainda taxa de administração. Podem ser cobradas também contribuições para fundo de reserva e seguro, caso previstas em contrato.

A taxa de administração é a remuneração devida à administradora e varia de caso a caso. Ela é calculada sobre o valor total do bem ou serviço e dividida pelo prazo do consórcio.

Já o fundo de reserva é um valor acumulado para ser usado pelo grupo em casos como:

  • cobertura para insuficiência de recursos no fundo comum;
  • pagamento de prêmio de seguro em caso de inadimplência de consorciados contemplados;
  • pagamento de despesas bancárias;
  • pagamento de custas de medidas judiciais ou extrajudiciais para cobranças;
  • contemplação por sorteio desde que não comprometa sua utilização nos casos anteriores.

O saldo do fundo de reserva é dividido entre os participantes após o término do consórcio. Como você pode notar, são custos simples de serem previstos e não ficam à mercê da taxa de juros do governo, o que pode causar um gasto muito maior do que o previsto no início.

Consórcio vale a pena?

Como vimos até aqui, essa é uma forma de conquistar um bem de forma segura e que não depende de uma grande reserva financeira.

O consórcio é um sistema auditado por órgãos públicos, que possibilita a aplicação de um capital gradativo que cabe no orçamento, tem prazo fixo, mas é possível antecipar ou não, e tem risco baixo.

Como você pôde notar ao longo do texto, o consórcio vale a pena para quem quer começar a investir no futuro. Com um investimento gradual e flexível, você vai garantir o bem tão desejado. Para saber mais sobre consórcios, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo sobre o assunto diretamente no seu e-mail!